Como motivar sua equipe de promotores de vendas

Existe uma rotatividade muito grande e um perfil muito variado entre os profissionais de promoção de vendas, por isso, motivá-los pode parecer uma tarefa quase impossível.

O importante é não deixar o desânimo tomar conta de seu time e nem a ansiedade atrapalhar o desempenho.

Os promotores são os olhos da marca no ponto de venda e é fundamental a valorização de seu time para que seus integrantes sintam-se parte do processo.

É preciso trabalhar muito bem o significado de cada etapa do Trade Marketing.

É fundamental enfatizar a relevância do trabalho de coleta em campo, a análise das informações, o planejamento, os treinamentos, a execução perfeita no ponto de venda.

A única forma de defender uma venda e conquistar espaço em loja é conhecer exatamente quais são as vantagens e a rentabilidade do produto. Por isso os promotores devem acreditar no produto com o qual trabalham.

Separamos abaixo alguns passos detalhados para serem aplicados na sua equipe. Pode estar certo que o retorno será positivo.

INSPIRAÇÃO

Para fortalecer e motivar a equipe de merchandising, a imagem dos supervisores ou coordenadores deve ser de parceria. Eles devem exercer uma influência positiva e um exemplo a ser seguido.  Desperte a curiosidade do grupo ajudando-os a encontrar respostas.

PLANO DE CARREIRA

Os promotores precisam ter a real oportunidade de crescer pessoal e profissionalmente e precisam saber que eles têm essa oportunidade.

Traçar um plano de carreira para a equipe é de grande importância.

Com a visão do que pode ser alcançado e do que é preciso ser feito para isso, os promotores de vendas serão motivados a se dedicarem para atingir as metas estabelecidas.

CAPACITAÇÃO

Aprender algo novo, desenvolver novas habilidades faz com se se descubra novas aptidões.

Para grandes equipes, onde fica mais difícil descobrir as expectativas de cada promotor é sempre possível motivá-los oferecendo, por exemplo, um curso de idiomas, treinamentos que atendam as necessidades da empresa como um todo, lembrando sempre da importância do desenvolvimento pessoal além do trabalho.

MERITOCRACIA

Melhorar a remuneração não significa apenas aumentar o salário. Metas com bonificações são sempre uma ótima combinação.

Ao final do período estipulado para se atingir a meta, é mais eficaz que sejam premiados mais de um colaborador.

Estipule diferentes valores de bonificações, de acordo com a classificação, para pelo menos 30 a 40% da equipe.

Dessa forma, a motivação será muito maior do que se o prêmio fosse dado a um único funcionário. Todos se sentirão com mais chances de ganhar e ficarão mais motivados a atingir a meta ou chegar o mais próximo possível dela.

É importante também, caso o prêmio seja em dinheiro, que seja um valor significativo para ser de fato motivador.

O líder de equipe pode estabelecer pontos para o cumprimento de responsabilidades tais como:

  • Horário de chegada e saída;
  • Cumprimento dos roteiros;
  • Pesquisa e fotos do PDV e de ações dos concorrentes.

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