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A palavra merchandising tem se tornado cada vez mais comum no meio empresarial, porém poucos compreendem seu conceito sabendo aplicá-lo de forma eficaz.

Conceito de Merchandising

Merchandising é uma estratégia usada para apresentar os produtos disponíveis nos pontos de vendas de forma atraente e com a maior quantidade de informações possíveis.

Essa ferramenta tem como principal finalidade atrair os clientes no PDV de forma que eles se sintam compelidos a comprar, muitas vezes sem mesmo ter a necessidade daquele produto.

Para que a estratégia seja eficiente, é compulsório seguir algumas regras básicas.

Como elaborar uma estratégia de merchandising?

Estudar o comportamento dos consumidores e definir seu público alvo

É preciso compreender os padrões de consumo e os hábitos de compras de seu público alvo.

Essa é a parte mais importante antes de se traçar uma estratégia de venda para seu produto. Isso deve ser feito através de pesquisas com um levantamento de dados tanto no que se refere à qualidade quanto à quantidade de seus clientes em potencial. Nesse estudo até os pequenos fatores devem ser considerados, pois eles podem influenciar a forma de pensar de um grupo de consumidores.

Criar estímulos

Aqui é preciso considerar as demandas, necessidades e desejos do seu consumidor. Dessa forma, os estímulos serão criados considerando os requisitos de qualidade, funcionalidade e preço aceitos por seu cliente.

Cuidar da apresentação física de seu ponto de venda

“A primeira impressão é a que fica”, diz o ditado. Portanto, o ponto de venda deve ser um local bonito e convidativo para seus clientes.

A aparência dos itens, a organização, layout e até mesmo a apresentação e  motivação dos funcionários, que também precisam passar uma imagem positiva, deve ser muito bem estudada, sem esquecer na boa conservação das instalações.

Ofereça um ponto de venda diferenciado

Sua empresa precisa ter uma identidade própria para ser  lembrada pelos seus clientes. É imprescindível se destacar da concorrência, oferecendo uma experiência diferenciada para o consumidor.

Estimular todos os sentidos

Quando um cliente entra em um estabelecimento ele se sente envolvido pelos sentidos que são estimulados por diferentes fatores.

Não se restrinja em apenas um sentido. Pense no som ambiente, na iluminação favorecendo a exposição dos produtos, nos aromas. Quanto mais sentidos forem estimulados, mais o cliente se sentirá envolvido pelo local.

Exclusividade

O público alvo precisa ter a sensação de que há sempre algo novo em seu ponto de venda.

Pode ser a apresentação dos produtos de forma diferenciada ou promoções com brindes customizados, etc.

Alie-se à tecnologia

Faça a tecnologia trabalhar a seu favor, usando-a para melhorar a interatividade de seu cliente com o produto. Isso o ajudará na hora de fazer sua escolha.

Permita que seu cliente experimente o produto, mesmo que seja virtualmente, através de vídeos mostrando a funcionalidade de um item por exemplo, ou através de demonstradores oferecendo a degustação de um alimento.

É sempre importante lembrar que a estratégia de merchandising por si só não determina o sucesso de uma empresa.

É preciso se esmerar no bom atendimento a seu cliente, oferecer produtos de qualidade, trabalhar o preço, para assim garantir os melhores resultados.

Na Clear Promoções você pode contar com profissionais capacitados para lhe ajudar a criar a melhor estratégia de merchandising. Acesse nosso site e conheça nossos serviços.

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