Existem datas específicas e comemorativas no calendário do varejo que demandam uma grande variedade de planejamento de campanhas especiais para decolar as vendas.

Além das mais consideradas como Natal e dia das mães, é possível aproveitar datas como o Dia do Frete Grátis, por exemplo.

Selecionamos as principais datas para o comércio e algumas dicas para montar as suas estratégias para o comércio varejista em 2020. Confira!

10 de maio – Dia das Mães

É uma das datas mais importantes do ano para o varejo. Por conta do seu tom emotivo você pode aproveitá-la para atrair novos clientes, alavancar as vendas, e fidelizar clientes.

É importante manter em mente que não existe só um perfil de mãe, e como a maior parte das vendas nessa data são para presente é válido investir em embalagens e cartões e planejar com cuidado a logística de entregas e prazos.

12 de junho – Dia dos Namorados

O princípio é o mesmo do Valentine’s Day. Campanhas com clima romântico, site personalizado, campanhas em redes sociais e produtos voltados aos casais

09 de agosto – Dia dos Pais

Assim como o Dia das Mães, o Dia dos Pais é uma data especial para presentear. Voltada ao público masculino, a data conta com a venda de diversos segmentos como Moda e Acessórios, Livros, Telefonia e Celulares, Eletrodomésticos, Bebidas, Cosméticos e Perfumaria.

Aposte em itens diferenciados e campanhas criativas, para qualquer tipo de pai. Também é importante iniciar a divulgação antes e lembrar o consumidor sobre a hora certa de comprar os itens para não ocorrer atrasos.

12 de outubro – Dia das Crianças

É a data principal para venda de brinquedos no ano. As campanhas devem chamar atenção dos pais para o universo infantil. Não se esqueça das regras específicas para a publicidade infantil.

As vendas giram em torno de itens como brinquedos, roupas, acessórios e até mesmo tecnologia. Aposte na publicidade visual e na psicologia das cores.

31 de outubro – Dia das Bruxas

O Halloween é a data principal para vendas de fantasias, decoração, doces, maquiagens e etc.

Aposte nas decorações criativas e explore a temática com bom humor e cultura pop.

27 de novembro – Black Friday

A data necessita de todo a atenção para o planejamento de comunicação, estoque e logística.

As categorias mais vendidas incluem Eletrodomésticos, Smartphones e Eletrônicos, mas todos os setores podem aproveitar a data.

É fundamental utilizar uma linguagem clara com o cliente e com a escolha de quais produtos serão trabalhados com descontos, e avisá-los com antecedência também é um diferencial.

25 de dezembro – Natal

É a melhor data para trabalhar bem a comunicação para se destacar da concorrência. Decorar a loja, apostar nas redes sociais e na comunicação é essencial.

As vantagens para o consumidor como boas condições de frete e a garantia da entrega na data prevista ajudam a evitar problemas com entrega, embalagens e outros. Planeje-se com antecedência, reponha o seu estoque e não esqueça que esse é o momento de trabalhar com produtos variados.

 Dicas importantes de planejamento

  • Invista em opções de embalagens e cartões presente.
  • Planeje as campanhas com pelo menos um mês de antecedência, para evitar qualquer contratempo.
  • Planeje as questões de logística de entregas e reposição de estoque sempre que grandes datas do e-commerce estão chegando.
  • Toda mudança de estação é importante para a área de moda, aposte em lançamentos de produtos para a estação atual.
  • Todas as datas comemorativas e as grandes promoções são oportunidades para os lojistas em geral. Prepare-se com preços competitivos e condições especiais.

 

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