Para enfrentar a atual crise econômica, o consumidor passou a pensar melhor antes de fazer suas compras.

Com as vendas em queda, há uma grande desmotivação da equipe de vendas e a relação dos colaboradores com a empresa acaba por ficar desgastada. É aí que as ações promocionais entram em cena para melhorar esse quadro.

Ações promocionais no supermercado
As ações promocionais são excelentes opções para alavancar as vendas e fidelizar clientes. Ajuda inclusive na venda de itens “encalhados”. Essas ações são na verdade muito mais do que simples estratégias de um marketing ocasional com objetivos específicos.

Abaixo listamos alguns passos para direcionar a realização de ações promocionais, muito embora existam diferentes formas para tal.

Planejamento estratégico
O primeiro passo antes de se colocar um plano em ação acontece na idealização dessa execução. É nesse momento que todos os detalhes devem ser pensados e estabelecidos.

O ideal é começar pela definição do objetivo respondendo algumas questões, tais como:

– qual a razão da ação?

– qual o retorno esperado?

– qual o público que se quer atingir?

Depois de respondidas em detalhes todas as questões, é fundamental a documentação de todo o processo de planejamento. Em seguida, é preciso definir como cada participante da equipe deve ser envolvido  no processo e definir os responsáveis pela execução do plano.

Dessa forma, não se corre o risco de desperdício de tempo e dinheiro.

Criatividade
A princípio não rejeite nenhuma ideia, mesmo que pareça algo estranho. Recolha o maior número de sugestões possível. Essa é a melhor forma de deixar a criatividade livre pois é assim que nascem os grandes feitos.

Saia do comum e procure referências do que está sendo feito pelo seu concorrente e até mesmo fora do Brasil.

Com as ideias em mão, é hora de refinar e aprimorar a lista até a escolha final que definirá como será realizada a ação promocional.

Envolvimento da equipe
Conseguir o envolvimento e participação de toda a equipe não é uma tarefa fácil. É preciso a motivação certa e uma liderança eficaz. Fortaleça a união do grupo valorizando seus funcionários permitindo que todos sejam ouvidos.
O método de recompensa é frequentemente usado para incentivar os colaboradores. Uma das formas de se fazer isso é promover uma premiação para a melhor ideia ou para quem trouxer mais resultados. A premiação pode ser feita através de brindes, viagens, jantar com acompanhante, folgas ou até mesmo prêmio em dinheiro.

Ao final do marketing promocional, confira se o retorno em relação ao investimento foi satisfatório para que possa ser repetido no futuro e comemore seu sucesso.

Na Clear Promoções você pode contar com profissionais capacitados para ajudá-los no passo a passo de uma ação promocional bem sucedida.

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