5 estratégias de venda no ponto de venda

Mesmo que a internet esteja cada vez mais presente na vida das pessoas, algumas estratégias no PDV são insubstituíveis. Muitos clientes ainda vão até a loja para bater o martelo.

Por isso, o investimento nas estratégias de vendas é fundamental. Esse artigo vai te mostrar 5 boas estratégias para seu negócio vender muito mais e prosperar no mercado e perante a concorrência, que está cada dia maior.

Invista no layout

Essa é uma das estratégias no PDV que jamais pode ser esquecida. Não adianta apenas ter um ponto de vendas em um local estratégico e diversos produtos que enchem os olhos dos consumidores. É preciso investir no layout do espaço.

Em suma, a forma como seus produtos ficarão dispostos dentro do PDV é fundamental. Afinal de contas, o cliente deve se sentir tentado a olhar suas mercadorias para fechar negócio. Lembre-se de que a primeira impressão é a que fica, sempre!

Um visual atrativo é que vai chamar a atenção dos consumidores na hora da compra. De nada adianta ter bons produtos se eles estão desorganizados no PDV, pois isso pode passar uma péssima impressão para o cliente.

Não se esqueça de levar em conta algumas regras básicas dos locais com grande circulação de pessoas como a largura de corredores ou altura de prateleiras. Lembre-se que o PDV deve ser um ambiente harmonioso, que traduza o universo da sua marca.

Estratégias no PDV: conheça seu público-alvo

Uma das estratégias no PDV mais importantes quando o assunto é vendas. Ela não funciona apenas no momento de elaborar seu plano de negócios. Conhecer a fundo sua persona, ou seja, o público-alvo da sua empresa é crucial para o sucesso de todo o empreendimento.

Mas não basta somente conhecer quem são as pessoas que se interessam pelos seus produtos, pois é preciso ir além. Procure saber quais as tendências, comportamentos, desejos e necessidades do seu público-alvo. Nada deve passar despercebido.

Dessa forma, você sempre oferecerá no seu ponto de venda, produtos que possam despertar o interesse dos consumidores em potencial. Tudo isso pode interferir positivamente no aumento das vendas e contribuir para a fidelização da clientela, o que é excelente para sua empresa.

Faça promoções diversas

As estratégias no PDV devem ser muito bem pensadas para que todo o negócio não seja um fiasco. Descontos, kits, liquidações ou brindes, tudo isso empolga e muito as pessoas, que costumam reagir muito bem às promoções.

E é exatamente por isso que elas costumam dar muito certo quando o assunto é vendas. Qualquer promoção ou desconto, por menor que seja, é muito bem visto pelos clientes, que acabam sempre comprando.

Vale ressaltar que, para que essa estratégia tenha êxito, é preciso entender como ela funciona na prática e fazer um planejamento do seu calendário.

Muitos empreendedores acabam se empolgando pelo sucesso que determinada promoção fez e acabam estendendo o prazo dela até o esgotamento dos produtos. Lembre-se de que cada segmento e época do ano pedem ações estratégicas diferentes.

Por exemplo, fazer uma promoção próximo do natal ou do dia das mães pode não ser viável para seu negócio. Nessa época, as vendas já são mais altas e uma promoção nesse caso, torna-se impraticável.

Aposte no marketing sensorial

Outra das estratégias no PDV que não devem ser esquecidas, apesar de ser relativamente nova para muitos. O marketing sensorial está conquistando cada vez mais pessoas quando o assunto é vendas.

Ao incentivar e aguçar os 5 sentidos dos clientes (tato, audição, paladar, olfato e visão), você será capaz de proporcionar diferentes experiências e sensações a eles. Na maioria das vezes, essas sensações podem ser inesquecíveis.

O famoso “cheiro de carro novo”, aquela deliciosa taça de champanhe oferecida nas lojas de vestidos de noiva e o ambiente romântico proporcionado pela luz de velas, música baixinha, estofamentos de veludo de um restaurante, podem ser convidativo para o cliente bater o martelo com seu negócio.

Tudo que faz o cliente se lembrar da sua empresa pela experiência positiva que ele teve com ela, aumentam as chances dele comprar novamente com você. Sua marca será a primeira opção do cliente, sem dúvidas!

Foque no atendimento ao cliente

As estratégias no PDV jamais podem ser ignoradas em nenhum momento. Mas vale ressaltar que de nada adianta fazer o bom uso delas, se o atendimento ao cliente não for satisfatório. Tudo pode ir pelo ralo em pouco tempo.

Você deve buscar formas de treinar e avaliar individualmente cada membro de sua equipe do ponto de venda, para que todo o atendimento ao cliente seja excepcional, em todos os aspectos.

Seus vendedores não precisam apenas saber vender, mas devem ter a consciência de que são os principais representantes de sua marca. Além disso, a sua equipe de vendas tem o dever de ajudar os consumidores a encontrar as melhores soluções que resolvam seus problemas.

Saber escutar o que o cliente tem a dizer, prestar atenção no que ele diz, ser paciente, educado e ter agilidade em resolver o mais rápido possível as dúvidas dos consumidores, são estratégias que podem alavancar o seu negócio.

Conclusão

Agora que você já conhece as principais estratégias para serem usadas no seu ponto de venda do seu negócio, aproveite para planejar o uso delas e conquistar ainda mais espaço no concorrido mercado.

Lembre-se de que todas as estratégias no PDV devem ser usadas com bom senso e ser bem planejadas. Caso contrário elas podem ser um fiasco. Boas vendas!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *